A importância de se Movimentar

Atividade Física
A Importância de se Movimentar

Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.

São muitos os benefícios que a atividade física oferece, mas, por não se tratar de um comprimido milagroso, estes benefícios necessitam de uma contra-partida. Precisa da força de vontade para ser ativado e assim libertar e exercer as suas qualidades promotoras da saúde.

Os principais benefícios da atividade física envolvem:
  • Prevenção da Osteoporose, Diabetes, Hipertensão e Enfarte
  • Melhoria da auto-estima, capacidade funcional, postura, imunidade às infecções, qualidade do sono
  • Reduz a dor, obesidade, fadiga

Para a saúde da coluna vertebral, a atividade física é fundamental, mas neste caso, é necessário redobrar a atenção na qualidade de execução da atividade física, e na escolha da atividade levando em consideração o seu estado de saúde mecânica atual.

Em muitos casos, a pratica de determinada atividade física pode contribuir na proteção do corpo quando for realizar outra atividade física, por exemplo: um pilates pode proteger a coluna durante uma partida de Tênis.

Atividade Física
Uma Coluna Saudável é Uma Coluna Estável

A coluna vertebral é uma estrutura altamente complexa, composta por 144 articulações que trabalham em conjunto a fim de proporcionar equilíbrio, flexibilidade, proteção e sustentação ao nosso corpo. É pela coluna vertebral que passam todas as informações e comandos que viabilizam a vida. Nosso organismo não funciona sem estas informações que passam pela coluna vertebral.

Uma coluna vertebral saudável deve obrigatoriamente, ser uma coluna estável. Mas, o que seria uma coluna estável?

Basicamente existem dois grupos de componentes da coluna que permitem a estabilização da coluna vertebral. são elas:
  • Componentes estabilizadores estáticos: são as cartilagens da articulação, os discos, os ligamentos, as capsulas articulares e a integridade óssea da articulação.
  • Componentes estabilizadores dinâmicos: compostos pelos músculos que envolvem a coluna vertebral.
Se os estabilizadores dinâmicos não estão bem, sobrecarregarão os estabilizadores estáticos, que por sua vez se lesionarão, e dificilmente se recuperam por completo, transformamdo-se com o tempo nas famosas artroses. Por isso, é sempre fundamental termos os músculos bem estimulados e em dia, para poupar a sobrecarga nos estabilizadores estáticos da coluna vertebral.

Regra Básica da Coluna

COMPROMETIMENTO DOS ESTABILIZADORES DA COLUNA VERTEBRAL
O bom funcionamento da coluna vertebral depende da integridade de 2 importantes grupos de estabilizadores das articulações; os estáticos (Ligamentos, ossos, cápsulas, discos e cartilagens) e os dinâmicos (músculos). Quando estas estruturas não exercem o seu papel, podem inflamar e necessitam de acompanhamento continuado mesmo após o alívio dos sintomas dolorosos.

"Os discos são como um recheio macio de uma bolacha, quando pressionados, podem vazar pelas bordas e comprimir estruturas importantes da coluna".
FUNCIONAMENTO ANORMAL DOS MÚSCULOS DA COLUNA VERTEBRAL
Os músculos que suportam a coluna vertebral quando utilizados de forma incorreta, podem inflamar, tensionar, enfraquecer e desequilibrar outras estruturas do corpo, causando dores persistentes acompanhadas de limitações físicas de movimento.

"Músculos superdesenvolvidos em apenas um lado do corpo atuam como um Cabo de Guerra, fazendo com que as vértebras da coluna se torçam e sejam influenciadas pelo lado mais forte".
Vida é movimento e movimento é expressão da vida. Quanto mais nos movimentarmos, mais expressaremos a vida... 

Porém, se em algum momento nossos movimentos começarem a diminuir, nossa expressão de vida também diminuirá, e este é o primeiro passo para uma doença física na coluna começar a se estabelecer.

(David Porto, Quiropraxista)

Atividade Física
Quais atividades são recomendadas para a coluna?

Quando falamos sobre atividades físicas saudáveis para a coluna vertebral, a primeira coisa que devemos esclarecer é sobre o objetivo do praticante em relação a escolha de determinada atividade física. 

Se a atividade física escolhida é pelo prazer de fazer, pois relaxa, motiva e alegra o praticante, proibir este tipo de atividade afim de reduzir o impacto na coluna pode ser uma má escolha, porém, não totalmente errada. 

O fato é que dependendo do estado de saúde da coluna vertebral do praticante, atividades que possam gerar impacto podem não ser uma estratégia inteligente. Mas se o quiropraxista avaliar os fatores mecânicos, tratar as alterações e adaptar a prática, o paciente poderá se beneficiar de sua atividade física sem prejudicar ou agravar seu problema.

Por isso, é sempre fundamental que todo praticante de atividade física tenha um quiropraxista para auxiliá-lo e traçar as melhores estratégias. Fazer exercícios sem uma boa orientação, pode sair mais caro em todos os sentidos.

Basicamente, existem dois grandes tipos de atividades físicas:
  • Atividades que não possuem um padrão de movimento, tais como: Futebol, Basquete, Tênis, Corrida, entre outros.
  • Atividades que possuem um padrão de movimento, tais como: Pilates, Musculação, Funcional, entre outros.
Em muitos casos, a mescla deste dois tipos de atividade física contribuem para uma pratica mais segura e com melhores resultados para a saúde.

Atividade Física
Quando a Quiropraxia é contra-indicada para o Atleta?

Existem casos em que o paciente possui alguns tipos de lesões na coluna que exigem cautela do quiropraxista quanto as recomendações. Casos por exemplo em que a inflamação de uma determinada estrutura/articulação é estimulada durante determinado movimento e que na pratica de atividade física, pode gerar mais inflamação.

Nestes casos, a conduta do quiropraxista é sempre de devolver o funcionamento e sanar o processo inflamatório para depois, recomendar uma determinada atividade física que contribua com a proteção desta estrutura fragilizada.

Por isso, pode ocorrer situações em que o quiropraxista solicitará um tempo de repouso ou de ausência de determinada atividade física a fim de acelerar a recuperação da estrutura/articulação. Após o alívio do sintoma, é comum a atividade física voltar a ser realizada e o paciente desfruta-la em toda sua plenitude.

4 Motivos para um atleta fazer Quiropraxia

Melhora o 
Desempenho
Os ajustes Quiropráticos melhoram a mobilidade articular e consequentemente impacta na performance do praticante de atividade física. Um corpo mais leve e móvel, responde melhor aos estímulos físicos e atinge maiores resultados.
Acelera a 
Recuperação
As atividades físicas, apesar de serem recomendadas para a saúde, causam processos de sobrecarga pelo excesso de uso. Ajustes quiropráticos corrigem as disfunções mecânicas e facilitam a recuperação física para o exercício.
Ativa a Consciência 
Corporal
O ajuste quiroprático melhora a nossa capacidade proprioceptiva, ou seja, a capacidade de se perceber posturalmente. Um praticante físico que adota uma boa postura durante sua prática, previne-se de lesões adquiridas no exercício.
Alivia as Dores durante a atividade
Um praticante de atividade física muitas vezes sente dores provenientes do próprio exercício e que de certa forma, impede a sua pratica plena. O ajuste quiroprático alivia muitas destas dores e possibilita ao praticante continuar exercendo sua atividade com tranquilidade.

Quiropraxista
Um Profissional Talentoso

Cerca de 80% da população mundial sofre com problemas na coluna vertebral. Assim, a Quiropraxia tornou-se a terceira carreira mais procurada na área da saúde em países desenvolvidos, tendo comprovações científicas de sua eficácia pelos rápidos resultados que oferece. A graduação em nível superior com 4 à 5 anos de duração é reconhecida pelo MEC e segue os padrões internacionais para a educação e segurança em quiropraxia preconizados pela Organização mundial de Saúde (OMS), pelo conselho internacional de Educação em Quiropraxia e pela federação mundial de Quiropraxia (WFC)

Quiropraxista
Um Olhar Aprofundado

Quiropraxistas podem detectar com precisão o local de origem do problema. Um exame detalhado, incluindo análise da postura, realização de testes específicos, e palpação cuidadosa das articulações, músculos e outras estruturas, informa ao quiropraxista qual o local afetado.

O quiropraxista, é também habilitado na sua formação acadêmica em avaliar quando necessário, exames laboratoriais como: Raio-X, Ressonância Magnética, eletroneuromiografia, ultra-som, escanometria óssea, entre outros. Estes exames podem ajudar a revelar patologias, documentar a história de saúde da coluna, e orientar os médicos envolvidos na criação de um programa de cuidados baseada em sua condição original da coluna. Obtido o diagnóstico, o quiropraxista traça o plano de tratamento mais apropriado para cada condição.
Share by: